quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Organizando livros por cor!!

Amigos queridos,
Essa organização de livros por cor me intriga demais ( por mais que eu tente evitar!).Gentem, normalmente a coleção de livros nas bibliotecas são classificadas de modo a facilitar a localização e a consulta.Claro que essa classificação pode obedecer a vários critérios. Qual será o critério usado por aqui??Eu sempre me pergunto !Mas eu tenho uma fixação por isto, juro. Fico olhando meio sem entender o que tá acontecendo, sabe como?rsrsrsrs.Com certeza não é a maneira mais prática mas, dá um visual, né!Fica lindo.Sei que a idéia não é nova pois, outro dia uma amiga biblioteconomista me disse que na antiguidade os livros nas grandes bibliotecas eram todos classificados por cor!Não é interessante??Será??Andei pesquisando por aí e não achei nada que comprovasse a informação, de qualquer forma, as imagens falam por si!
Bom, acho que a gente vai adorar um belo toque colorido nas nossas bibliotecas?
Um bom restinho de feriado para todos.
Beijos









Hoje me empolguei para falar de livros porque fui à Bienal do Livro aqui no Rio ( eu e o Brasil inteiro, meu Deus_lotação total) mas, valeu a pena. Comprei muitos livros para as crianças e os preços maravilhosos!

Imagens:BHG, Apartmentterapy, magelstudio,emmasdesignblog,yvestown,Mermaniac

8 comentários:

  1. Nossa...isso é o que eu chamo de verdadeira organização!!! Impecável!!! Lindo post amada.
    Tem tempo que não consigo comentar aqui...embora eu venha diariamente te visitar....adoroooo!!!

    bjsss

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  2. Olá Halorna! É, realmente fica impecável e bonito organizar por cores, mas sabe, eu prefiro me organizar por assunto. Meu acervo não é muito grande, mas sou da área da educação e meu marido é administrador.Claro que tenho exemplares com assuntos diversos, mas procuro deixar nossas áreas bem distintas! Agora é indiscutível o belo visual que as cores perfiladas proporciona, não é?
    Bjocas e até o próximo.

    ResponderExcluir
  3. Fica lindo mesmo organizar os livros por cor! Meu sonho é ajeitar todos os meus poucos muitos livros em uma estante para ficarem visiveis e arrumados!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Olá Halorna, tudo bem com voce?

    Adorei esses livros super bem organizados

    um beijo

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar nesse tipo de organização! Deve ser difícil localizar algo em bibliotecas grandes, mas o efeito com certeza é bem bonito.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. EU faria assim se os tivesse, mas eu leio e passo pra frente, tenho muita alergia!!! LINDO! :)

    Beijosss! Bom FDS!
    Bia ♠♠
    bibiabueno.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá querida.
    Adorei... fica lindo organizar dessa forma.
    Bom final de semana!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Na verdade não é difícil localizar livros em grandes bibliotecas, como disseram acima. Os sistemas de classificação utilizados pelos bibliotecários (e não biblioteconomistas, como está no post) tem a função de facilitar a recuperação de qualquer obra na biblioteca independente do tamanho do acervo. O sistema de classificação por cores não leva em conta a cor das capas do livros (como estas fotos sugerem) e sim pequenas etiquetas, cores de estantes ou outros elementos coloridos que representam um assunto, e geralmente são adotadas em bibliotecas infantis já que os sistemas de classificação mais utilizados (CDD, CDU e outros) não são apropriados para acervos infantis.
    As fotos são realmente muito bonitas, mas uma organização desse tipo dificulta muito a localização dos exemplares, a menos que por uma improvável coincidência todos os livros de determinado assunto e autor tenham as capas da mesma cor.

    ResponderExcluir