quinta-feira, 17 de maio de 2012

Prateleiras na Cozinha!

Oi gente querida,
Eu adoro falar de cozinhas e tenho a impressão de que algumas cozinhas foram projetadas com o único objetivo de contemplação, pois são verdadeiras obras de arte. Por alguns anos da minha vida projetei muitas delas e vou confessar que tenho grande fascínio. Já disse que deve ser porque me falta dotes culinários então, tenho que compensar de alguma forma. ehehehe. Enfim, fazendo um tour pelas casas dos outros, bisbilhotando geral, a gente pode notar que na América do norte e nos países nórdicos tipo Dinamarca, Noruega, Suécia...as cozinhas são sempre muito clean e cheias de designer, parecem saídas da última Casa Cor de tão elegantes. São cozinhas de revista  e nem acredito que mora alguém ali.Ou seja, fico babando aqui nesses lados do trópico. O interessante é que eles costumam usar armários sem portas ou apenas prateleiras para guardar todos os acessórios, pratos, copos, bowls e até os produtos alimentícios ficam ali, à mão! São tantas cozinhas lindas que fica até difícil fazer uma triagem. O ponto é que eu me amarro nesse tipo de cozinha. Parecem tão descoladas, tão organizadass. O legal é que é fácil e barato de fazer, pois só precisamos de umas prateleiras e muita organização. Vamos nos inspirar!
Muitos beijos

Eu acho que para termos prateleiras abertas temos que inicialmente definir certas coisas, seguir alguns passos básicos. A primeira coisa que eu faria era agrupar os objetos similares, " juntar o mesmo assunto". Isso facilita a utilização no dia-a-dia. ( dá pra perceber que não é o que ocorre aqui nessa cozinha cujos utensílios estão todos misturados_ copos com panelas, com xícaras. Mas o visual me agrada). O ideal é escolher uma categoria e trabalhar por prateleira.
Em seguida setorizar essas prateleiras por funções e prioridades.Nas prateleiras mais aceesíveis o ideal é colocar os utensílios mais usados tipo: pratos e copos. Empilhar os pratos e de preferência separar os rasos, fundos e de sobremesa. Manter os copos agrupados, alinhados e em sequência de tamanho . Adoro esses bowls que dão volume à prateleira.
  
Eu jamais misturaria utensílios com comida, temperos...na mesma prateleira. Mas, se for misturar utensílios e produtos alimentícios não esquecer de anotar a data de validade na hora que for retirar o produto da embalagem original. Depois colocar em um recipiente, que de preferência seja de vidro e hermético.
É fácil entender a logística das pessoas, mas eu colocaria as xícaras todas juntas e desceria os copos para ficarem juntos dos pratos. Reparem como tanto os pratos quanto os copos estão de difícil acesso! Também vale o critério de usar todas as louças brancas juntas, que também é muito válido. Na verdade, eu sempre digo e repito, não tem uma regra na oganização. Cada solução é personalizável e se adapta individualmente a cada pessoa.
Adoro essas panelas todas penduradas. É incrível como eles não usam armários superiores. Alimentos não perecíveis todos expostos, temperos. Objetos à Mão?? Facilitam a vida.
Acho que também temos que deixar expostos o que nos parece atraente, né. Olha que linda essa louça.Também é divertido ter uma coleção e poder brincar com ela. Os meus pratos, asminhas louças são todas brancas. Sem imaginação a moça!rsrsrrs

Olha que máximo esse móvel para aquele espacinho ocioso na sua cozinha. Acho que o que tem que ficar ali é o que você usa todos os dias. Enfim, você não tem que manter as coisas à mão se você só usa ocasionalmente. E também, nem tudo vale a pena mostrar.rsrsrs
Eu acho que essas prateleiras tem uma finalidade decorativa dos utensílios de todo dia.  E aí eu me pergunto..Mas e a poeira??Por isso eu digo, armários abertos?? Só para o que se usa frequentemente, pois são sempre lavados.
Tá vendo aquela bandeja e a travessa em pé atrás, no fundo?? Eu costumo fazer isso na organização dos louceiros. Coloco a travessa atrás das pilhas de pratos ( ela fica amparada pelos pratos), geralmente. Além de decorar, identifica o jogo.
Nem precisa falar nada, heim! Olha o estilo. Não´é uma obra de arte!
Imagens:House Beautiful, Apartment Therapy, Shelterness, 79 ideas.

sábado, 12 de maio de 2012

Organizando com Encanto!

Olá amigas queridas,
Final de semana chegou e nada melhor na vida do que aproveitar esses dias de folga e dar aquela organizada na casa. Vamos começar hoje?? Para dar uma ajudinha selecionei algumas imagens inspiradoras , simples, para nos ajudar nessa tarefa cujo resultado nos deixa muito felizes.
E não esqueçam que a nossa casa e qualquer espaço de trabalho pode ser organizado e eficiente. Basta boa vontade e disciplina. Além do mais  a desordem afeta o nosso emocional e consome a nossa energia. Então, qual é a escolha mais sensata??
A novidade da semana, dando as minhas voltinhas por aí pela web, foi que me deparei com uma tal de maquiagem adesiva. Alguém já ouviu falar???Meninas, estou chocada com essa modernidade. Simplesmente, são como decalques e a maioria é para colorir os olhos, há diversos tons de sombra. Tem também adesivo de delineador ( Dior) e batons adesivos ( Violet Lips). A aplicação é igual a de um decalque. Até a Avon também tem , mas ainda não vende no Brasil. Isso tudo é para atrair a mulher moderna. Será?? Parece brincadeira.
Então vamos as imagens de organização?? Bom final de semana para todos.
Beijos

Suspender o máximo de itens para deixar a bancada da cozinha livre é necessário. Hoje em dia usamos  aquelas barras suspensas na parede da pia, que são eficientes e organizam o que a gente precisa no dia-a-dia. Mas usar da simplicidade e reaproveitar objetos, reciclar, está mais do que na moda e tem que fazer parte da nossa vida.Olha que massa o reaproveitamento das latas para guardar os utensílios dessa cozinha! Amei.

Organização e simplicidade são fundamentais. Eu gosto disso! Existem detalhes que fazem a diferença, como esses ganchos para guardar os guarda-chuvas, eles fazem parte da decoração e facilitam a vida. Não ficou fofo??
Achei esse arquivo todo dividido em cores o máximo!Os itens e sub-itens estão divididos por cores. Sensacional! Fácil de visualizar.
Organização das gavetas das crianças. Espia como dá para brincar com as cores. E visualmente fica muito fácil para as crianças fazerem parte desse processo de organização, pois elas aprendem aonde cada item deve ser armazenado.
Adoro organizar louceiros, armários da cozinha e deixar separado todos os itens por tipos..Vejam como as louças ( pratos) ocupam um espaço e os copos de vidros, todos juntos, ocupam outro lugar. É asim que a gente organiza, colocando os itens similares juntos. Pratos com pratos, copos com copos.
Aqui também todos os itens estão divididos por assunto. Olha como ajuda na visualização!Essas caixas para separar os itens facilita encontrar o que você precisa, além de deixar tudo organizado. Não esqueça de fazer uma vistoria no seu banheiro para retirar os produtos fora da validade.

Eu adoro essas delicadezas usando bandeijas e pratinhos para separar os itens. Além de embelezar o nosso cantinho, dá muito charme, além da praticidade.
Gaveta de home office. Usar  divisórias de talheres nas gavetas ajuda a mantê-las organizadas.
 É essencial.
Que coisa mais fofa!Adorei a idéia.
Olha a dica para a casa de um gourmet que precisa que os utensílios estejam sempre à mão. Esses utensílios e temperos, para mim, estão elevados ao status artístico, não é??rsrsrs. Agrupados ao longo da parede em prateleiras, além de organizar, decoram o espaço.
Essa imagem é só para enfatizar o post das caixas de vime, palha, rattan... para organizar, pois além de decorar,organizam e embelezam o ambiente. E as caixas sempre podem servir de armazenamento. É muito simpático..
Imagens:Flicker,cupcake and cashmer, apartment therapy, Rio etc., lovely design, cups and cashmer.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Eu quero...Tudo em Ordem!!

Oi gente querida,
Eu sempre acabo falando de organização de closets e armários por aqui, mas não tem jeito eles são campeões de audiência!kkkk.Sempre aparece um para organizar. E nós adoramos!Por aqui tudo indo muito bem, organizando sempre, todo dia é dia de organização. Bom, muitas vezes pra gente se organizar, temos que nos desorganizar e entender a nossa bagunça.Mas cuidado, evite tirar tudo de uma vez. Esse processo da organização é lento e requer paciência, senão você corre o risco de abandonar tudo no meio do caminho.Vá aos poucos, comece pelas gavetas, depois prateleiras ( dobradura de roupas) e depois os cabides.Essa fase é perfeita para selecionar o que fica e o que não serve mais. Esse closet que nos organizamos é novinho, closet de mudança, casa nova. O clima já é bom! Como sempre eu digo e repito, o critério para organização do seu armário é aquele que atende a sua necessidade. Então você pode separar as roupas por usos ( roupas de trabalho, roupas de festa, de esporte), por cores, ou verão e inverno ( que para armários muito pequenos é a solução). Isso depende muito de você,da sua logistica, da sua vida.
A melhor maneira de manter-se organizado é fazer hoje o que deve se feito hoje. Que tal sacudir a poeira e começar hoje a organizar tudo por aí??
Vamos dar uma espiada nesse closet dos sonhos.
Bjs
Assim tudo começa! Vamos combinar que este closet é um sonho. Tem espaço, é iluminado e fica tudo fácil de organizar e visualizar. Não esqueça de separar o que vai embora e o que fica, doe o que você não usa mais. E não deixe de dar aquela olhada nos acessórios, com certeza vc vai achar uma infinidade de bolsas, sapatos, cintos, brincos, lenços.. que você não usa há anos.
O critério usado para a organização deste closet  foi por categoria e depois por cor.
Aqui a maioria das roupas ficam em cabides. Isso facilita bastante a visualização, a combinação. Já sabemos que tudo que fica à mostra é um convite para ser usado.Use cabides iguais para harmonizar o seu armário e não esqueça que os ganchos dos cabides devem estar virados para o fundo do armário ( isso facilita a retirada das peças).
EVITE PENDURAR: camisetas, peças de malha, tricô, lã.
ANTES
Antes de tudo devemos determinar o local para cada item, definir o espaço fisíco onde cada coisa terá o seu lugar.É item fundamental a escolha do local. Depois separamos os itens por categorias.

DEPOIS
As roupas de lã e a maioria das roupas de inverno foram para prateleiras mais altas, pois são roupas que usamos ocasionalmente. Nesta arara organizamos todos os vestidos do dia-a-dia. Aqui fica tudo visível e acessível.
Organize os sapatos por tipos, estilo e depois por cor ( do escuro para o claro). Aqui organizamos os  sapatos pé ante pé, todos virados para o mesmo lado. As prateleiras com corrediças são ótimas para esse tipo de organização.

Vejam como ainda sobrou espaço!
     Adoro essa desorganização básica. Adoro esse trabalho de formiguinha onde as coisas vão achando os seus lugares. E no final, voilá! Cada coisa em seu lugar.

 Imagens: Organização&Arte