terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Livros Organizados!!

Olá amigas queridas,
Enfim ,acabei a minha catalogação de livros!Ufaa!!A cliente ficou super satisfeita e eu também adorei fazer esse trabalho. Livros me encantam, então, Ameiii!!! Até prometi que voltarei a ler como antes e ja botei a mão na massa ( estou lendo "Fora de Mim"_ Martha Medeiros ) e aí carrego o livro para todos os lados e todo minutinho que tenho livre, ( na fila do banco, do banheiro, no carro no congestionamento, esperando a molecadinha nas atividades...rsrsrrs) lá estou eu, com o livro em punhos. Já falei aqui várias vezes sobre bibliotecas e como organizar livros, é um tema que me agrada muito. É claro que a classificaçao dos livros vai depender da vontade e do interesse de quem vai usar.Ou seja, não existe uma única forma de organização.Vamos ao passo-a-passo dessa organização?
Beijos

ANTES. Quando cheguei na casa da cliente a estante se encontrava assim. Os livros estavam espalhados por vários cantos da casa e a ordem é : Agrupar os livros. Isso pode ser feito por temas ( categorias ). As categorias são amplas e podem ser subdivididas. Depois de categorizar, por  em ordem alfabética que pode ser por título da obra ou nome do autor.

O segundo passo é esvaziar a estante para poder fazer a limpeza dos livros e também a limpeza da estante.

DEPOIS. Voltar com os livros para a estante,todos catalogados, em ordem alfabética de autor e dentro da sua categoria!

Os livros do mesmo autor acabam ficando sempre juntos dentro da sua classificação. Isso ajuda na simetria! E é claro que fica muito mais fácil de você achar um livros quando TODOS os livros do mesmo autor estão agrupados juntos.
Não esquecer de virar todos os livros com a lombada para o mesmo lado!

Tirei todos os livros da prateleira e vieram aqui para esta sala. Aqui começou a triagem! Eu tive a sorte porque essa queridissíma cliente, uma fofa, viu livro-por-livro e descartou vários ( até ganhei uns com direito a dedicatória).Ou seja, livre-se do excesso!! 02 caixas de livros foram direto para doação.O que ficou por aqui foi direto para a odem alfabética de Autor.

Depois foram criadas categorias, tipo, Literatura Brasileira, História, Filososfia, Biografias....etc. Dentro de cada categoria foi organizado por ordem alfabética de autor.

ANTES

Prateleiras vazias para limpeza geral.

Os livros voltam para a prateleira organizados.


Imagens: Organização&Arte

11 comentários:

  1. Que lindo ficou tudo organizadinho... amiga vc é mesmo ótima viu. Que post gostoso de ler e ver. Parabéns pela organização. Adorei as prateleiras, é o melhor lugar para deixar os livros pq além de tudo enfeitam. Acho lindo!

    ResponderExcluir
  2. Uau, meu sonho de consumo! Livros e bem organizados. Tem coisa melhor do que ver uma prateleira toda organizada e cheinha de livros!!! Eu ia amar tbm ajeitar os livros e ainda ganhar um! Pronto! Tudo de bom!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Sempre que olho minha estante com livros, fico pensando que ja passou da hora de organiza-la...
    Fiquei animada com sua arrumação, menina.
    Acho que agora eu vou rss.
    Gde abraço, em divina amizade.

    ResponderExcluir
  4. Nossa...que trabalhão hein??? Mais com certeza vale à pena, dá gosto de ver tudo organizado.
    Quanto ao piquenique, foi realmente maravilhoso...eu nunca tinha participado de nenhum encontro de blogueiras e estava com medo de ser uma coisa chata e acabar com o domingo de toda família, mais quando chegamos lá, parecia que éramos amigas de infância, conversamos sobre tudo, todos interagiram super bem...enfim...foi tudo de bom, pena que faltou você!!! Ah...obrigada pelo elogio kkkk.

    bjuss e um lindo fim de semana

    Vânia PINHO

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida!
    Conheci seu blog através da Fernanda Reali, adorei e voltarei sempre que conseguir.
    Adoro dicas de organização. Eu sou super desorganizada e aliada a falta de tempo, imagina como minha casa fica, né? Tem dias que eu entro em casa e parece que acabei de fazer a mudança e não coloquei nada no lugar. Credo! Fico até com vergonha, principalmente quando chega uma visita inesperada, já cheguei a não atender à porta porque a casa estava uma bagunça só!
    Agora estou tentando ir organizando tudo devagarinho e deixando de uma forma prática para manter a organização também. E descartando tudo que não uso há tempos. Afinal, tenho a previsão de me mudar de casa até março e não quero levar nada que não uso para a casa nova.
    Beijocas e parabéns pela organização!

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião, os livros são um excelente elemento decorativo, se bem utilizados.
    A sua organização foi perfeita.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Que legaaaal! Desde pequena convivi com muitos livros. Meu pai tinha o escritório com livros de cima até o chão, em estantes, todos organizados. E eu amava ajudá-lo... até hoje gosto. E a Kerstin tb vive organizando os dela esses dias ela contou só os de literatura juvenil, favoritos dela, são 114... E tem mais uns 50 infantis - isso que ela doou um monte! Por aí dá pra ver que preciso espaços aqui,sempre, né? Bj

    ResponderExcluir
  8. Oi Halorna,você tem razão,já faz algum tempo que não passo por aqui.
    Mas não é por não querer,o tempo é que está cada dia mais reduzido.
    Mas adoro o seu cantinho,quando não há coisas lindas pra se ver,há algo a aprender,como hoje.
    Sabe minha amiga,adoro ler,mas essa é uma parte da organização que me estressa.
    Não tenho paciência com organização de livros e documentos.
    Bom saber que você gosta,o dia que eu precisar organizar meus livros irei te contratar...rsrs
    Grande beijo minha querida,linda noite e abençoado domingo!

    ResponderExcluir
  9. Ainda vou ter um espaço assim, cheio de livros...amo!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi!!
    Obrigada pela visitinha.. é esses lencinhos existem e são super práticos (confesso que até muito muito pouco tempo atrás também não conhecia... rrsrsrs)

    Minha meta para o ano que vem é montar minha salinha para guardar livros, dvds, cds, coisas de computador, cadernos e etc!!
    E espero que (com muito custo)vá ficar tão lindinho e arrumado quanto esses que você mostra aqui!!

    Juro que se precisar vou recorrer ao blog para suplicar umas ajudinhas.. rsrsrs

    beijosss

    http://entaovoa.blogspot.com
    Caso se interesse tem um sorteio/desapego rolando por lá... são os últimos dias para se inscrever!!

    ResponderExcluir
  11. Halorna, preciso de vc na minha vida. rrsrrs Adorei teu blog. Vem passar uns dias aqui em Belém e organizar minha casa, minha vida...

    beijos e sucesso,

    Márcia Rath

    ResponderExcluir